sexta-feira, maio 18, 2007

Dia de Educação Social 18 de MAIO - 10 anos

Caros colegas,

Hoje comemora-se na Universidade Portucalense o dia da Educação Social.... Como Educadores que somos este dia vale para todos.....

Para os que estão a exercer, um bom dia de trabalho, para os que estão apenas a tirar uma pequena pausa (mas por pouco tempo eu sei, ou seja tenho a certeza) aproveitem este dia para reflectir e tomar as decisões mais acertadas abraços Educativos Sociais.

Tecnica Superior de Educação Social

Eva Lapa

quarta-feira, maio 16, 2007

REUNIÃO DE 10/05/2007 COM A CNIS – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE


Na última reunião com a CNIS realizada no dia 10/05/2007, ficou decidido que em relação a trabalhadores licenciados com a seguinte formação:

- EDUCADORES SOCIAIS
- ASSISTENTES SOCIAIS
- TECNICOS DE TERAPEUTICA E DIAGNÓSTICO
- ENFERMEIROS
- ANIMADORES CULTURAIS

Passarão para Técnicos Superiores inseridos no Escalão A, nos Níveis 1, 2, 3 e 4.




JÁ PENSASTE EM SINDICALIZAR-TE?

AINDA NÃO?!

DE QUE ESTÁS À ESPERA?

QUE OUTROS RESOLVAM OS PROBLEMAS POR TI ?

SEJAM ESSES A GARANTIR A PARTICIPAÇÃO NOS MEIOS NECESSÁRIOS PARA A PROMOÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E ESCLARECIMENTO?

INFORMAÇÃO SOBRE A ENTREVISTA COM O INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL REALIZADA NA PASSADA SEXTA-FEIRA DIA 11 DE MAIO





Vimos por este meio informar os Educadores Sociais que fazem parte de protocolos de RSI sobre a entrevista realizada na passada Sexta-Feira dia 11 de Maio:

Assim, o Grupo de Trabalho que funciona no âmbito do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Solidariedade e Segurança Social, tem a informar que o Instituto da Segurança Social assegurou que não tem qualquer intenção de provocar alterações substanciais nos protocolos actuais, que estão em vias de renovação, à excepção dos que tiverem menos de 100 processos, em que ficam apenas dois técnicos. Em qualquer caso, não há indicações concretas de quais os técnicos que deverão ser substituídos, já que caberá à instituição a responsabilidade dessa escolha.

Assim, é de salientar que os responsáveis do ISSL, garantiram que: não se confirmam as intenções de afastamento dos Educadores Sociais, ao contrário do que tem sido transmitido, nem se prevê a sua substituição por outros profissionais, muito menos, com prejuízo do desempenho do seu papel como técnicos altamente qualificados.

Garantiram que, até ao dia 21, as instituições serão esclarecidas, por cartas, sobre a verdadeira metodologia das novas equipas do RSI, a fim de evitar-se os equívocos ou as atitudes mal intencionadas.

Chamamos a atenção que estas declarações por parte desses elementos, em nome do Instituto da Segurança Social, perante o Sindicato, valem o que valem e só foram possíveis porque a luta está acesa. Solicitaram-nos calma e paragem nas manifestações.

Pela parte do Sindicato cabe-nos dizer, por isso, que devemos estar todos muito atentos aos próximos dias e na certeza, porém de que não hesitaremos em reagir se algum educador social for molestado.

Sem dúvida, na nossa opinião, a publicação do Despacho 451/2007 motivou uma tentativa de exclusão dos educadores sociais nas equipas dos protocolos do RSI e o PowerPoint não deixa margem para dúvidas, pois refere apenas dois técnicos superiores de ciências sociais e 3 ajudantes de acção directa, sendo efectuada expressamente a referência a um Assistente Social e a um Psicólogo. Sabemos também que, na sequência do tal despacho, a Segurança Social do Porto teve uma reunião com as instituições em que apresentou esse PowerPoint. Depois começaram a surgir casos de instituições que pressionaram educadores sociais a aceitarem condições inadmissíveis. Perante isto, o Sindicato tomou a atitude mais justa, desenvolveu a mobilização e os protestos, a que se seguiram o envio de muitas mensagens para o ISS, notícias e, principalmente, a passagem da reportagem na SIC. É, pois, estranho que se diga agora que se tratou de um equívoco, precisamente num momento, também, em que se perfila no horizonte, em 30 de Maio, uma Greve Geral em Portugal.

Não somos ingénuos e temos a certeza de que a expressão “nomeadamente”, no PowerPoint, a ocultação da categoria do Educador Social, ou as funções definidas para o Ajudante de Acção Educativa, tudo isso se prestou a conclusões óbvias. Houve oportunismos, intencionalidades inconfessáveis? O ISSL vem agora dizer que não houve da sua parte qualquer intenção menos clara. Acreditamos! Mas, vamos estar atentos, mobilizados e unidos.

UM POR TODOS, TODOS POR UM!
ACAUTELA O TEU FUTURO, LIGA-TE AO SINDICATO
INSCREVE-TE


15/05/2007


A Direcção

Grupo de Trabalho dos Educadores Sociais Portugueses

segunda-feira, maio 14, 2007

Resultado da ida a Lisboa 11 de Maio de 2007

Caras e caros colegas,

Ás vezes fico perplexa com algumas mensagens que me enviam, pois depois de tanto trabalho ainda dizem que nos esquecemos dos educadores sociais e coisas afins,lembro-vos que a reuniao foi na sexta-feira passada e hoje é segunda-feira, ora se não se tinha publicado nada é porque não me foi possivel, até porque se fui ou melhor fomos a Lisboa foi por causa dos Educadores Sociais e por mais nenhuma razão, mas obrigada pela Força.

Lamento mesmo que os caros colegas só se preocupem em exigir alguma coisa e que pouco contribuam para modificar algo, como se pode apreciar pela presença de Ed. Sociais na manifestação de 1º de Maio, cuja reportagem deu na Sic, assim como o numero de associados ou as pessoas que reclamam "atitude" e defesa das suas questoes laborais mas sindicalizar-se não, ora pois, deve ser nossa obrigação trabalhar gratituitamente e deixar de auferir salario nos locais onde trabalhamos, sim porque os colegas que me acompanharam a Lisboa tal como eu tiveram que marcar ferias ou faltar nesse dia e por isso mas mais uma vez UM OBRIGADA aos colegas que reconhecem todo o trabalho despendido até hoje!


De qualquer modo, a Segurança Social assegurou que não haverá alterações nos protocolos a menos nas equipas com menos de 100 processos, em que ficam dois técnicos apenas, mas cuja instituição será responsável pela escolha. Também nos disseram que ate dia 21 as instituições serão esclarecidas sobre a verdadeira metodologia das novas equipas do RSI. Pode haver despedimentos de equipas colectivas mas só tem validade ate renovação dos protocolos pois a equipa se manterá igual.

Aproveito para vos dar uma boa noticia, finalmente conseguimos negociar com o CNIS e na nova reestruturação das tabelas da CNIS, os Educadores Sociais serão contemplados já como Técnicos Superiores de Educação Social, será esta a nova nomenclatura e auferirão ordenados equivalentes aos restantes técnicos.

Saliento o facto desta batalha estar a ser travada entre nós Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Solidariedade e Segurança Social e a CNIS, desde 2002. Falta ainda a União das Misericórdias, que ainda não estão receptivas às mudanças, ma não desistimos.

Mais uma notícia, foi na passada sexta-feira entregue no Parlamento os Estatutos Profissionais do Técnico Superior de Educação Social para serem aprovados em Assembleia da República.

Perante isto tudo, seria bom um reconhecimento por parte dos colegas que só sabem exigir mas não contribuem...

Um Obrigada aos novos elementos do Grupo de Trabalho dos Educadores Sociais Portugueses, pela sua presença na Sexta-feira: Carla Ferreira, Irina Miranda e Francisco Venâncio.

Espero ter sido bastante clara!

Saudações Educativo Sociais

domingo, maio 06, 2007

SINDICATO COM ENTREVISTA MARCADA COM O INSTITUTO DE SEGURANÇA SOCIAL PARA O DIA 11 DE MAIO

Aos Educadores Sociais integrados em Equipas de RSI

A Todos os Educadores Sociais

Vimos à vossa presença, para informar que foi marcada para a próxima Sexta-Feira, dia 11 de MAIO, pelas 17 horas, uma audiência, em Lisboa, com o Instituto de Segurança Social, para tratar dos problemas dos Educadores Sociais. Em resposta aos pedidos de reunião efectuados, como é do vosso conhecimento, a seguir ao Plenário da U.P., às entidades a partidos com assento na Assembleia da República, o Bloco de Esquerda e o Instituto de Segurança Social já responderam. As conclusões destas reuniões serão imediatamente transmitidas, logo que efectuadas, a todos os trabalhadores.

É necessário salientar que, com base nas conclusões e propostas aprovadas no Plenário de 21/04/2007, realizado na U.P., consideramos que o Movimento dos Educadores Sociais integrados nas Equipas de RSI, inicialmente centrado no protesto contra a sua exclusão das equipas, tal como foi reafirmado na Manifestação do 1º de Maio, – que motivou uma importante reportagem da SIC, deverá evoluir, a partir de agora, após a Entrevista prevista na próxima Sexta-Feira, dia 11, com o Instituto de Segurança Social (Lisboa), no sentido de um movimento social que ponha em evidência a necessidade do reconhecimento em todos os aspectos da importância dos Educadores Sociais (Contratação Colectiva, Livro Nacional de Profissões, Estatuto Profissional como Técnicos Superiores de EDUCAÇÃO SOCIAL). Assim, TODOS OS EDUCADORES SOCIAIS, independentemente de estarem ou não inseridos nas Equipas de RSI, devem, a partir de agora, redobrar os seus esforços para que seja possível organizarem-se melhor levantado com maior vigor a luta em defesa da Profissão.

Estas tentativas de desvalorização comprovam a necessidade de nos mantermos Organizados e Unidos.

Sem o Sindicato, nada feito, Por isso… sindicaliza… quem não está sindicalizado!

Se os Educadores Sociais, inseridos nas equipas de RSI, forem despedidos, a sua derrota será a derrota de todos o Educadores Sociais. Derrota essa que será um golpe na nossa profissão, pois esta tentativa de exclusão tem por base não só uma política economicista do Governo, mas também significa uma tentativa de desvalorização da importância do Educador Social em Portugal.

Pedimos a todos os educadores sociais inseridos em equipas de RSI que têm já em sua posse o documento “Procuração” o preencham e o remetam, urgentemente, para o Sindicato.

Não podemos permitir discriminações e desigualdades relativamente às outras profissões.

A luta é de todos os Educadores Sociais

A Direcção do S.T.S.S.S.S.