quarta-feira, maio 16, 2007

INFORMAÇÃO SOBRE A ENTREVISTA COM O INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL REALIZADA NA PASSADA SEXTA-FEIRA DIA 11 DE MAIO





Vimos por este meio informar os Educadores Sociais que fazem parte de protocolos de RSI sobre a entrevista realizada na passada Sexta-Feira dia 11 de Maio:

Assim, o Grupo de Trabalho que funciona no âmbito do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Solidariedade e Segurança Social, tem a informar que o Instituto da Segurança Social assegurou que não tem qualquer intenção de provocar alterações substanciais nos protocolos actuais, que estão em vias de renovação, à excepção dos que tiverem menos de 100 processos, em que ficam apenas dois técnicos. Em qualquer caso, não há indicações concretas de quais os técnicos que deverão ser substituídos, já que caberá à instituição a responsabilidade dessa escolha.

Assim, é de salientar que os responsáveis do ISSL, garantiram que: não se confirmam as intenções de afastamento dos Educadores Sociais, ao contrário do que tem sido transmitido, nem se prevê a sua substituição por outros profissionais, muito menos, com prejuízo do desempenho do seu papel como técnicos altamente qualificados.

Garantiram que, até ao dia 21, as instituições serão esclarecidas, por cartas, sobre a verdadeira metodologia das novas equipas do RSI, a fim de evitar-se os equívocos ou as atitudes mal intencionadas.

Chamamos a atenção que estas declarações por parte desses elementos, em nome do Instituto da Segurança Social, perante o Sindicato, valem o que valem e só foram possíveis porque a luta está acesa. Solicitaram-nos calma e paragem nas manifestações.

Pela parte do Sindicato cabe-nos dizer, por isso, que devemos estar todos muito atentos aos próximos dias e na certeza, porém de que não hesitaremos em reagir se algum educador social for molestado.

Sem dúvida, na nossa opinião, a publicação do Despacho 451/2007 motivou uma tentativa de exclusão dos educadores sociais nas equipas dos protocolos do RSI e o PowerPoint não deixa margem para dúvidas, pois refere apenas dois técnicos superiores de ciências sociais e 3 ajudantes de acção directa, sendo efectuada expressamente a referência a um Assistente Social e a um Psicólogo. Sabemos também que, na sequência do tal despacho, a Segurança Social do Porto teve uma reunião com as instituições em que apresentou esse PowerPoint. Depois começaram a surgir casos de instituições que pressionaram educadores sociais a aceitarem condições inadmissíveis. Perante isto, o Sindicato tomou a atitude mais justa, desenvolveu a mobilização e os protestos, a que se seguiram o envio de muitas mensagens para o ISS, notícias e, principalmente, a passagem da reportagem na SIC. É, pois, estranho que se diga agora que se tratou de um equívoco, precisamente num momento, também, em que se perfila no horizonte, em 30 de Maio, uma Greve Geral em Portugal.

Não somos ingénuos e temos a certeza de que a expressão “nomeadamente”, no PowerPoint, a ocultação da categoria do Educador Social, ou as funções definidas para o Ajudante de Acção Educativa, tudo isso se prestou a conclusões óbvias. Houve oportunismos, intencionalidades inconfessáveis? O ISSL vem agora dizer que não houve da sua parte qualquer intenção menos clara. Acreditamos! Mas, vamos estar atentos, mobilizados e unidos.

UM POR TODOS, TODOS POR UM!
ACAUTELA O TEU FUTURO, LIGA-TE AO SINDICATO
INSCREVE-TE


15/05/2007


A Direcção

Grupo de Trabalho dos Educadores Sociais Portugueses

2 comentários:

Alice Pinto disse...

olá silvia!
Antes demais queria agradecer ao grupo de trabalho do sindicato pela conquista. e também dizer que tens imensa razão, quando não somos unidos. estive presente nas manifestações e estarei para lutar pelos nossos direitos, mas realmente aparecem meia dúzia, o restante está à espera que façam tudo por eles. por isso Técnicos superiores de educação social do nosso país juntos conseguiremos o nosso objectivo - Estatuto profissional, mas só com a presença de vocês todos e já agora também sindicalizem-se, não fiquem à espera que trabalhem por voçês.
Mais uma vez muito obrigado

será? disse...

onde me inscrevo???