segunda-feira, maio 14, 2007

Resultado da ida a Lisboa 11 de Maio de 2007

Caras e caros colegas,

Ás vezes fico perplexa com algumas mensagens que me enviam, pois depois de tanto trabalho ainda dizem que nos esquecemos dos educadores sociais e coisas afins,lembro-vos que a reuniao foi na sexta-feira passada e hoje é segunda-feira, ora se não se tinha publicado nada é porque não me foi possivel, até porque se fui ou melhor fomos a Lisboa foi por causa dos Educadores Sociais e por mais nenhuma razão, mas obrigada pela Força.

Lamento mesmo que os caros colegas só se preocupem em exigir alguma coisa e que pouco contribuam para modificar algo, como se pode apreciar pela presença de Ed. Sociais na manifestação de 1º de Maio, cuja reportagem deu na Sic, assim como o numero de associados ou as pessoas que reclamam "atitude" e defesa das suas questoes laborais mas sindicalizar-se não, ora pois, deve ser nossa obrigação trabalhar gratituitamente e deixar de auferir salario nos locais onde trabalhamos, sim porque os colegas que me acompanharam a Lisboa tal como eu tiveram que marcar ferias ou faltar nesse dia e por isso mas mais uma vez UM OBRIGADA aos colegas que reconhecem todo o trabalho despendido até hoje!


De qualquer modo, a Segurança Social assegurou que não haverá alterações nos protocolos a menos nas equipas com menos de 100 processos, em que ficam dois técnicos apenas, mas cuja instituição será responsável pela escolha. Também nos disseram que ate dia 21 as instituições serão esclarecidas sobre a verdadeira metodologia das novas equipas do RSI. Pode haver despedimentos de equipas colectivas mas só tem validade ate renovação dos protocolos pois a equipa se manterá igual.

Aproveito para vos dar uma boa noticia, finalmente conseguimos negociar com o CNIS e na nova reestruturação das tabelas da CNIS, os Educadores Sociais serão contemplados já como Técnicos Superiores de Educação Social, será esta a nova nomenclatura e auferirão ordenados equivalentes aos restantes técnicos.

Saliento o facto desta batalha estar a ser travada entre nós Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Solidariedade e Segurança Social e a CNIS, desde 2002. Falta ainda a União das Misericórdias, que ainda não estão receptivas às mudanças, ma não desistimos.

Mais uma notícia, foi na passada sexta-feira entregue no Parlamento os Estatutos Profissionais do Técnico Superior de Educação Social para serem aprovados em Assembleia da República.

Perante isto tudo, seria bom um reconhecimento por parte dos colegas que só sabem exigir mas não contribuem...

Um Obrigada aos novos elementos do Grupo de Trabalho dos Educadores Sociais Portugueses, pela sua presença na Sexta-feira: Carla Ferreira, Irina Miranda e Francisco Venâncio.

Espero ter sido bastante clara!

Saudações Educativo Sociais

4 comentários:

Sometimes, life is fucking good disse...

Boa tarde Silvia
Um bem haja ao vosso trabalho, em meu nome pessoal e em nome de todos os Educadores Sociais julgo que posso agradecer o vosso empenho e dedicação nesta causa colectiva.
Devo dizer que tinha conhecimento que o grupo de trabalho de Educadores do Sindicato iria estar presente em Lisboa, não sabia é que era suposto ir mais técnicos.
Finalmente vamos ser reconhecidos como Técnicos Superiores! Já é um passo determinante para a evolução da nossa carreira profissional!

Andrea Rocha disse...

Acho fantástico o vosso trabalho e só vos posso estar grata pela vossa dedicação a uma causa que é de todos nós!
Gostava de poder aderir ao sindicato mas neste momento estou desempregada, é possível? Como calculam depois a cota?
Por favor respondam para andrearocha17@gmail.com

maria disse...

Boa tarde Silvia!
Antes demais queria dizer que o vosso trabalho é fantástico e que realmente se empenham em lutar pelos direitos dos educadores sociais. Talvez tenha sido mal interpretada, apenas queria saber o que ficou decidido porque já me disseram que seria colocada fora da equipa, daí a minha urgência em saber o resultado uma vez que queria algo com uma base sólida para a minha "defesa" face ao despedimento.
Claro que vos linsogeio e gratifico pelio trabalho, e estou a sindicalizar-me porque acho que devem ser gratificados de alguma forma, que mais não seja mais vozes para se juntarem à luta. Espero ter esclarecido a minha pergunta tão "aflitiva" para saber o resultado.
O vosso trabalho é deveras importante para mim , e julgo que para muitos educadores sociais
um muito obrigado

Unknown disse...

Ola Silvia

Quero aqui deixar expresso o meu agradecimento por todo o trabalho já realizado em prol da nossa profissão. Sim, tem razao ao dizer que muitos reclamam e reinvindicam, mas poucos agem e lutam para que as coisas mudem. Assim fui até agora... estou disposta a colaborar e a lutar ao vosso lado no que puder ser util. O primeiro passo será sindicalizar-me. Neste momento estou a trabalhar como animadora socio-educativa para a camara municipal de gaia, como me posso inscrever no sindicato?
o meu email é emfreitas@sapo.pt agradeço informações. mais uma vez obrigado em nome da classe pelo vosso bom trabalho. saudações
Emilia Freitas