quarta-feira, maio 16, 2007

REUNIÃO DE 10/05/2007 COM A CNIS – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE


Na última reunião com a CNIS realizada no dia 10/05/2007, ficou decidido que em relação a trabalhadores licenciados com a seguinte formação:

- EDUCADORES SOCIAIS
- ASSISTENTES SOCIAIS
- TECNICOS DE TERAPEUTICA E DIAGNÓSTICO
- ENFERMEIROS
- ANIMADORES CULTURAIS

Passarão para Técnicos Superiores inseridos no Escalão A, nos Níveis 1, 2, 3 e 4.




JÁ PENSASTE EM SINDICALIZAR-TE?

AINDA NÃO?!

DE QUE ESTÁS À ESPERA?

QUE OUTROS RESOLVAM OS PROBLEMAS POR TI ?

SEJAM ESSES A GARANTIR A PARTICIPAÇÃO NOS MEIOS NECESSÁRIOS PARA A PROMOÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E ESCLARECIMENTO?

7 comentários:

Andrea Rocha disse...

Olá Sílvia!

Notícias destas até alegram o dia!
Finalmente parece que estamos a andar para a frente, e tudo graças ao sindicato a ao vosso grupo de trabalho!

No entanto este escalão A níveis 1 2 3 e 4 o que significa?
Sei que nas tabelas anteriores pertencia-mos ao escalão IX ou VIII, mas não encontro lá nenhum escalão A....

Se possível, gostaria que me enviasses algum esclarecimento, ou até alguma legislação sobre estas novas classificações. Podes envias para o mail:
andrearocha17@gmail.com

Bom, só posso agradecer o vosso tempo despendido, as horas do vosso tempo livre e do nem tanto livre, pois de facto vocês merecem todo a nossa gratidão!
Muito Obrigada!

Anônimo disse...

Linda,

Mais uma vez obrigada por todo o teu esforço e dos restantes que lutam com profissionalismo, empenho, esforço e dedicação por uma luta que, muitas das vezes não é a deles. Sabes que podes sempre contar comigo em tudo o que me for possível. Estarei sempre do lado de quem luta para combater as injustiças e dos verdadeiros Educadores Sociais.

A verdade é que lamento profundamente constatar que existem tantos Educadores Sociais, NÃO DIGNOS desta profissão, uma vez que se não conseguem "mexer uma palha" para lutarem pela sua profissão e pelos seus postos de trabalho. Ao constatarmos esta realidade resta-nos concluir que, então com toda a certeza não farão nada para melhorar a qualidade de vida dos publicos-alvo com os quais trabalham (ou fingem trabalhar...). Se calhar é por causa destes que surgem notícias sobre a exclusão dos Educadores Sociais das equipas do RSI. Dá que pensar...

Quando observamos as pessoas que compareceram ao plenário da Universidade Portucalense (num sábado...) e na manifestação do dia 1 de Maio (feriado nacional...) talvez comecemos a ter mais certezas de uma dura realidade.

Onde estavam os estudantes, futuros profissionais? Provavelmente empenhados a refletir e organizar estratagemas de praxes, o que estou certa não irá contribuir em nada para os seus futuros, mas que lhes permitirá libertar as suas frustações pessoais. São escolhas... Não seria uma praxe "pedagógica" apelar a que os futuros profissionais lutem pela sua profissão? Pelos vistos, isto não daria grande prazer às comissões de praxe.

Onde é que estavam todos os Educadores Sociais que trabalham nas equipas e cujos postos de trabalho estão em risco? Pelos vistos não existe crise nem no país, nem no mercado de trabalho... Na manifestação do dia 1 de Maio, a grande maioria dos presentes não se encontra a trabalhar nos protocolos. Isto, a meu ver, é uma VERGONHA! A Sílvia (e muitos mais) também não trabalha nos protocolos do RSI, sendo que, muito provavelmente, também não se encontra numa situação de emprego precário, como a maioria. No entanto, organizou, planeou e esteve presente a lutar. Tenho a certeza que teria algo de mais interessante a fazer num sábado ou num feriado, mesmo que fosse ficar em casa sem fazer nada. Pois é, mas são estes actos que marcam a diferença...

Antes de sermos agentes de mudança social temos de ser cidadãos plenos e activos, cientes dos nossos direitos, mas também dos nossos DEVERES...

Um bem haja a todos os verdadeiros Educadores Sociais e um apelo a todos os que ainda não o são, para que saiam da sombra e pelo menos lutem pelos seus direitos, já que não conseguem lutar pelos dos outros.

P.S.- Desculpa ter ficado sem bateria no telemóvel no outro dia, não foi por mal... ;-)

Rogério Duarte Silva disse...

Esta noticia é excelente, para todos nós que em diversos campos de acção e de luta, nos disponibilizamos para mudar aquilo que nos impõem. É de facto justo esta legislação dando por terminada uma situação vergonhosa e precária.
É pena, que as vitórias se façam sempre ás custas de uns quantos, e nunca mediante uma mobilização e participação activa de todos os interessados.
Lic.Animação Sociocultural

Anônimo disse...

Ola a todos!
Fiquei muito contente ao receber esta noticia que me foi enviada pelo cnes.
Desconhecia este blog e a existencia de um sindicato que defende e luta pelos Educadores Sociais.
Terminei o meu curso ha 9 anos e desde ai que trabalho numa ipss, no entanto a cada dia que passa maior é a frustração e desmotivação, pois parece que ninguem reconhece o trabalho do Educador Social, desvalorizando-o e minimizando-o.
Gostaria de saber como posso ter acesso ás novas tabelas salariais e gostaria tambem de saber como me poderei tornar sócia do sindicado.
Obrigada a todos aqueles que têm lutado pela nossa profissão!

renatacastro04@hotmail.com

Andrea Corvaceira disse...

Cara colega,
É com enorme satisfação que vejo a profissão de educador social reconhecida. No meu local de trabalho já é, contudo em termos salariais fico muito aquém dos outros colegas. Esta nova tabela veio reforçar ainda mais o empenho que sempre dediquei a minha profissão. Tentei sempre acompanhar a evolução da nossa profissão atraves do Cnes e mesmo do sindicato e apraz-me saber que alguém luta constantemente para um dia melhor. Fico à espera que o boletim de emprego chegue à minha direcção o mais depressa possível. Mas conto com a sua ajuda para me esclarecer ou até mesmo enviar a nova tabela salarial.
grata, Andrea Corvaceira

Unknown disse...

Bom dia.
Acabei o curso acerca de ano, e encontro-me a fazer estagio profissional num centro de repouso e lazer.

Gostaria de perceber melhor esta tabela e onde nos encaixamos.
Se possivel, gostaria que me enviasse algum esclarecimento para o mail: noslenlopes@gmail.com
Obrigado.

sandra isabel disse...

Olá.............Professora!
Fui sua aluna na U.Portucalense 2008/2009 em Estratégias em contextos de risco.Gostei muito.
O problema é agora...não consigo arranjar emprego(TRABALHO) na área!
E ainda por cima tenho que estar sempre a explicar o que é um Educador Social!!!!!!Inacreditável...enfim!
Se fosse possível gostaria que me dissesse como me posso sindicalizar!!??
Espero que esteja tudo bem e parabéns por este espaço...muito necessário.