sábado, dezembro 31, 2005

PROPOSTA ED SOCIAL BOLONHA

PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO
DOS DIPLOMADOS
EM EDUCAÇÃO SOCIAL
NO ÂMBITO DO PROCESSO DE BOLONHA
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JUSTIFICAÇÃO CIENTÍFICA, TÉCNICA E/OU PROFISSIONAL:
A designação de Educação Social atribuída ao curso surgiu pela perspectiva
epistemológica em que o grupo, autor da proposta, se baseou bem como pela natureza da
função técnica e profissionalizante prevista para os seus diplomados. EDUCAÇÃO,
porque representa intervenção com uma essencial vertente educativa, de proximidade e
preventiva, na medida em que se parte do pressuposto teórico de que através da intervenção
social se podem evitar situações de risco e se pode ajudar os grupos vulneráveis a construir
alternativas de vida. Este processo vai no sentido do desenvolvimento das pessoas, das suas
capacidades e competências, e, por essa via, dos grupos e comunidades a que pertencem.
SOCIAL por se referir à realidade social nas suas diversas dimensões e contextos. O social
é, assim, o contexto de actuação educativa da Educação Social, predominantemente não
escolar e informal.
A Educação Social perspectiva-se numa modalidade de intervenção ligada,
preferencialmente, ao campo social, com base numa perspectiva educacional podendo
ainda ser entendida como uma <>.
Cursos de Educação Social com as mesmas finalidades existem a nível internacional,
nomeadamente em Espanha, França e Canadá. Acresce ainda a circunstância de, a
designação de educador existir já há muito em Portugal, em prisões, reformatórios e outras
instituições, exercida por profissionais sem preparação superior.
Neste momento, pode considerar-se que esta designação está consignada, existindo
mesmo uma associação destes profissionais, o Conselho Nacional de Educação Social
(CNES).
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PERFIL PROFISSIONAL DO EDUCADOR SOCIAL
Ciclos
Perfil
1º ciclo
2ºciclo
Descritores
- Caracterização das realidades sociais
de intervenção;
- Concepção , construção,
desenvolvimento e avaliação de
projectos educativos;
- Capacidade de diagnosticar problemas
sociais em contextos de intervenção
- Intervenção em contextos
diversificados;
- Prestação de apoio e acompanhamento
individual e grupal;
- Articulação entre equipamentos
sociais, instituições e serviços.
- Articulação entre pessoas e
comunidade
- Trabalho em equipa
- Concepção , Gestão e Avaliação de
programas e projectos da
especialidade;
- Avaliação de Instituições ;
- Investigação para a Inovação
- Realização de actividades de carácter
formativo
- Interface com grupos de outras
especialidades
- Direcção de instituições e de
projectos de intervenção;
- Colaboração internacional e
cooperação para o desenvolvimento
- Coordenação.
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COMPETÊNCIAS GERAIS DO EDUCADOR SOCIAL
Ciclos
Competências
Gerais
1º ciclo
2º ciclo
Competências
instrumentais
- Identificar problemas sociais.
- Caracterizar realidades sociais
(meio, grupos, instituições etc.);
- Utilizar metodologias e técnicas
de intervenção sociais;
- Conhecer as funções dos
equipamentos, instituições e
serviços sociais;
- Identificar, conhecer e utilizar
redes sociais de apoio
- Conceber e desenvolver
projectos de intervenção social;
- Avaliar a concepção, o
desenvolvimento e os resultados
dos projectos;
- Articular saberes de diferentes
áreas disciplinares;
- Produzir conhecimento científico.
- Conceber e aplicar projectos em
realidades específicas;
- Produzir conhecimentos numa área
particular de intervenção social;
- Construir e desenvolver projectos de
investigação –acção
- Capacidade para dirigir, coordenar e
avaliar programas, projectos e
instituições
- A par de uma cultura geral vasta

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