quinta-feira, agosto 11, 2005

COMUNICADO AOS EDUCADORES SOCIAIS

31 Maio de 2005


Diariamente assistimos a variadas questões relacionadas com a violência que se infiltra nos tecidos sociais das famílias portuguesas.

Este tipo de temas surge devido a falta de apoio e acompanhamento social e familiar por parte de técnicos especializados que consigam dar respostas adequadas e ajustadas a cada conjuntura social. Torna-se imperioso falar em educadores sociais, técnicos de terreno, que vão ao encontro das necessidades individuas e colectivas de cada cidadão, apoiando-os na construção do seu projecto de vida, com base e em conformidade com a sua vida quotidiana. Cada vez mais se torna necessário investir na constituição de equipas multidisciplinares, onde cada técnico possua bem definida e diferenciada as suas competências profissionais.

Embora a indispensabilidade da presença de um Técnico Superior de Educação Social nestas equipas multidisciplinares, seja cada vez mais vincada, as instituições não acompanham a evolução das necessidades da sociedade onde intervém.

Lembrámos as diversas acções que este sindicato, desde 2002, tem vindo a desenvolver e que muito tem contribuído com o apoio de todos aqueles que nelas já participaram, para a afirmação desta identidade profissional.

E porque precisamos mais uma vez da V. colaboração, para lutarmos pela implementação justa e definitiva dos quadros salariais no enquadramento correcto dos Técnicos Superiores de Educação Social e pelo desbloqueamento do contrato colectivo de trabalho, que todos nós dele dependemos para uma melhor qualidade profissional, contamos convosco para mais um esforço necessário para a resolução dos problemas que são de todos nós.

Por isso deixem os vossos registos com nome e contacto

Nenhum comentário: