quinta-feira, agosto 11, 2005

Educação Social é:

Conceito

A educação social é uma metodologia de intervenção sócia – pedagógica das ciências sociais e humanas que, investiga e intervém ao nível das relações dos actores sociais que representam a organização e dinâmica social das sociedades e comunidades locais. Os educadores sociais baseiam a sua intervenção no desenvolvimento social, cultural e educativo dos indivíduos e das famílias.

O desempenho profissional dos educadores sociais garante o papel de ajudar a manter vivo e saudável o espaço de relacionamento entre o indivíduo, o seu espaço individual e o seu contexto sócio – cultural.

A educação social parte do principio da igualdade, onde todos os sujeitos possuem direito, oportunidade, capacidade, o compromisso e responsabilidade no desenvolvimento da sua realização, valorização pessoal e social. Classificam-se como agentes, mediadores de processos de desenvolvimento comportamental.

Os educadores sociais concebem, organizam e prestam apoio de âmbito psicossocial, cultural e pedagógico a indivíduos e grupos inseridos em contextos sociais diversificados. Acompanham todo o processo de socialização dos sujeitos.

Os educadores sociais licenciados pela sua habilitação académica – cientifica e técnica, encontram-se aptos para intervir de forma autónoma ou em equipas multidisciplinares, no âmbito da concepção, investigação, desenvolvimento e avaliação de programas, projectos e actividades de cariz sócio pedagógico, que assentem na valorização de uma multiplicidade de espaços de educação, prevenção, mudança e resolução de problemas e necessidades.

São procedimentos dos educadores sociais a inter –disciplinaridade e o trabalho em equipa são assumidos como fundamentais no trabalho em rede e

A educação social refere-se a todas as formas de prática educativa e pedagógica desenvolvida em contexto social e no âmbito de estratégias de educação não formal, fomentando uma cultura de aprendizagem permanente, que implica executar, trabalhar (equipas multidisciplinares), articular, potenciar, apoiar, gerir, avaliar projectos e programas numa lógica territorial assente em redes, actores sociais e parcerias.

Os educadores sociais situam-se a nível local, regional e central na estrutura dos diferentes sistemas sectoriais e participam na criação, definição, cumprimento, apreciação e avaliação de medidas político sociais.


Finalidades

Os Técnicos Superiores de Educação Social dirigem o seu conteúdo funcional para as seguintes finalidades:


O Técnico Superior de Educação Social é um profissional com formação superior, que actua formativamente perante indivíduos, grupos ou comunidades numa perspectiva de prevenção e reabilitação dos problemas sociais.

No exercício das suas funções promove, dinamiza, apoia e concretiza actividades de carácter educativo, social, formativo e cultural a indivíduos, grupos e comunidades, no sentido de melhorar as condições de vida dos seus destinatários.

Acompanha psicossocialmente indivíduos, famílias, grupos e comunidades, coadjuvando-as no desenvolvimento das suas potencialidades e competências pessoais, sociais fomentando a responsabilidade e a mudança de comportamentos dos sujeitos.

Organiza e coordena actividades com carácter lúdico – pedagógicas como, animação sócio – cultural, sessões educativas, dinâmicas de grupo e actividades de tempos livres, contribuindo para melhorar o bem-estar de diversos grupos sociais.

Realiza investigação, analisa, executa e avalia meios psicossociais, através do levantamento das necessidades e carências sentidas, de forma a conceber e desenvolver programas, projectos e actividades no sentido da prevenção e resolução de problemáticas sociais e culturais;

Promove e desenvolve competências de integração social do indivíduo valorizando a sua participação no grupo, na família e na comunidade;

Nenhum comentário: