quinta-feira, agosto 11, 2005

o meu mail para eseb beja(ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)Nunca obtive resposta

Após pesquisa na Internet deparei com o V. site e decidi conhecer o folheto do curso de Educação Social e fiquei perplexa com a anotação que encontrei numa das partes do folheto que dizia ”aguarda autorização para alteração da nome do curso para serviço social”.

Sinceramente espero que essa autorização não seja aceite, porque então andamos aqui todos a brincar uns com os outros, ou como é possível, que se autorize um curso com o nome de Educação Social e depois se altere sem mais nem menos quando os dois cursos são bem distintos no que concerne a competências e possuem metodologias de intervenção bem diferentes. Sim porque nós educadores sociais (licenciada há 4 anos), temos tido algumas dificuldades de reconhecimento, mas que felizmente juntamente com outras forças de intervenção, temos conseguido pressionar o Governo e fazer melhorias no âmbito da carreira e do reconhecimento da mesma. Ora, se escolas como a V. começam a mudar o nome dos cursos só para obter maior rentabilidade, deveriam ter pensado nisso anteriormente. Porque definitivamente e peço desculpa pela arrogância, o curso de educação social não intervém socialmente tendo por base o assistencialismo, como já li no vosso documento, mas sim com uma intervenção sócio pedagógica, ou seja, correspondendo-lhe as funções de investigação, concepção, planeamento, organização, coordenação, aplicação e avaliação de projectos, politicas e serviços de intervenção sócio-educativa. Este técnico acompanha sujeitos, no seu processo de desenvolvimento, socialização e realização pessoal, que se encontram em situação frágil ou de carência social, cultural e educativa. Acompanha psicossocialmente e pedagogicamente (educação não formal) indivíduos e grupos, potenciando-lhes o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que lhes permita enriquecer o seu bem-estar pessoal e social melhorando os seus projectos de vida. Promove a prevenção e integração social. Isto é algumas das nossas competências.


Lamento profundamente que cada vez mais sejam homologados cursos para depois trocarem de nome! Direito será sempre direito e psicologia nunca poderá ser sociologia ou psiquiatria, pois não.

Desculpem a arrogância do meu mail, mas acredito que tenho direito de expor a minha opinião e de vos alertar para as possíveis dificuldades que vocês estarão a criar a quem já terminou o curso de educação social.


Membro de um grupo de trabalho de educação social em Portugal

Sílvia Azevedo

Nenhum comentário: